Ver todos os parceiros

Parceiros > Callia Madeiras

A EMPRESA

A história da CALLIA ESTRUTURAS DE MADEIRA, é praticamente a história da vida de seu fundador, o Engenheiro Edmundo Callia.

Edmundo Callia nasceu no dia 02 de outubro de 1920 na pequena cidade de Polignano a Mare, província de Bari, situada ao sul da Itália e veio para o Brasil.

Após sua formação na Politécnica, Edmundo saiu então com uma formação bastante razoável na âmbito das estruturas em madeira. Seu primeiro emprego foi numa firma de construção de telhados.

Após 2 anos nesta firma, fundou a CALLIA & CALLIA LTDA, com seu irmão, em 08 de abril de 1949. A primeira obra da empresa foi a cúpula do templo da igreja de Vila Formosa, existente até os dias de hoje. Houveram muitas obras notáveis no decorrer de sua carreira, como por exemplo o cinema Valparaíso, no bairro de Santana, São Paulo, com um vão livre de 64m, todo em madeira.

Foi nessa época que inovou as estruturas de madeira no Brasil, sendo o pioneiro no cálculo e execução de estruturas lamelares.
A primeira estrutura lamelar do Brasil é de sua autoria, e foi construída em Piracicaba, com um vão de 29m. Até então as vigas laminadas eram todas feitas no local da obra, sendo moldadas sobre cavaletes, coladas, parafusadas e prensadas. Foi então que, em 1965, houve a oportunidade de se fabricar tais vigas numa indústria, chamada de LAMINARCO. Fundada pelo seu irmão, Vinício Callia, as estruturas de madeira começaram a ser industrializadas, com peças de qualquer formato e curvatura com até 12m de vão, em madeira Pinho Araucária. Duas das obras notáveis feitas com as vigas LAMINARCO são o clube de Jaó em Goiânia, Goiás e o clube militar de Brasília.

Em meados dos anos 70 a entrada do Engenheiro Edmundo Callia Junior, trouxe novos ares para a empresa que nessa época assumiu a atual denominação. Mantendo o espírito inovador de seus fundadores, a empresa introduz, atendendo os anseios de arquitetos como Marcos Tomanik, as vigas curvas invertidas, estruturas que apresentavam curvas catenárias, precisamente calculadas, que revolucionaram os desenhos dos telhados. Foi no final dos anos 80 que a Callia introduz o sistema TRAVA, treliças mistas de madeira e metal, para galpões industriais, para vãos de ate 12 metros.

Nesse período, Edmundo Callia Junior, desenvolveu a primeira estrutura espacial em madeira, em Birigui, Estado de São Paulo, utilizando vigas laminadas em uma estrutura piramidal, vencendo vãos de 40 metros.

Nos anos 90, ambas as empresas, quando ainda não se falava de sustentabilidade ou preocupações com o meio ambiente, a Callia e a Laminarco, já trabalhavam com o aproveitamento total dos resíduos e derivados de suas produções, procurando soluções limpas e econômicas, inclusive com reflorestamento próprio.

Foram as primeiras empresas a aplicar madeiras de reflorestamento em estruturas, enfrentando as criticas daqueles que viam essas madeiras como sendo de categoria inferior.

No final dos anos 90 e inicio do novo século, a Callia Estruturas de Madeira começa a desenvolver projetos estruturais introduzindo o Eucalipto como recurso estrutural e em parceria com a empresa Tora, desenvolve grandes projetos e obras, como os grandes resorts Club Med Troncoso e Galé Mares entre outros.

Ao longo desses 60 anos de existência executamos centenas de obras, mais de 3000 projetos no Brasil, América Latina e Europa.

Essa é a Callia Estruturas de Madeira, uma empresa moderna, atual e pronta para os novos desafios do futuro, pronta para atender você.

SERVIÇOS

www.callia.com.br