Ver todos os materiais

Materiais > Pedro Petry

Jari Florestal e Pedro Petry, unidos pela sustentabilidade

O ecodesigner Pedro Petry está ampliando potencialmente seu portfólio de produtos em termos de garantia de origem, dimensão, diversificação de espécies e escala, graças ao relacionamento estratégico com a Jari Florestal.

Em 2009, o artista plástico lançou uma coleção confeccionada com madeira certificada 100% FSC (Forest Stewardship Council) da Jari Florestal e, à época, a principal preocupação era aliar o design sustentável à madeira com garantia de origem.

A parceria foi tão bem-sucedida que agora ganha novos contornos e inaugura uma fase em que o ecodesigner começa a explorar a variedade de espécies nativas da Jari Florestal, e amplia de forma substancial as possibilidades de criação.

“A parceria com a Jari Florestal é a materialização de um sonho – uma verdadeira aposta na sustentabilidade”, diz Petry. “O grande ganho é o acesso à diversidade de espécies e medidas, porque além de poder trabalhar e testar novas espécies, é possível substituir madeiras que estão em contingenciamento”, pontua.

“Essa nova fase da parceria com a Jari Florestal possibilita atender todas as demandas de mercado, graças à capacidade de escala. É possível, por exemplo, confeccionar 50 mesas para decoração de um restaurante ou hotel”, revela Petry.

Reconhecido por seu trabalho com matéria-prima proveniente do manejo urbano de árvores como a Mangueira, o Flamboyant, o Eucalipto e outras, agora o ecodesigner tem à disposição matéria-prima de mais de 25 espécies certificadas da Jari Florestal, entre as quais, Angelim Pedra, Angelim Vermelho, Cedrinho, Cumaru, Cupiúba, Itaúba, Jatobá, Louro-Faia, Maçaranduba, Mandioqueira Escamosa, Mandioqueira Lisa, Orelha de Macaco, Pequiá, Pequiarana, Quaruba Cedro, Quaruba Fissurada, Quaruba Rosa, Sucupira, Tanibuca, Tatajuba e Taxi preto.

O estreitamento das relações também é favorável à Jari Florestal, uma vez que a cadeia produtiva da empresa torna-se 100% sustentável, pois torna possível a introdução de novas espécies no mercado e aproveitamento de diferentes qualidades de tora, serrados e resíduos.
A parceria entre Grupo Jari e Pedro Petry, permitirá ao consumidor adquirir uma peça com design altamente sofisticado, cuja origem da madeira é certificada com o selo FSC, além do evidente comprometimento com a responsabilidade sócio-ambiental.

“Para mim não faz sentido tratar de sustentabilidade apenas dentro de uma empresa. A sustentabilidade é um conceito muito mais amplo, que abrange diversas etapas, e nossa parceria com Pedro Petry vem fortalecer o papel da Jari Florestal, pois contempla mais um elo da cadeia produtiva e, portanto, mais faces da sustentabilidade”, diz João Prestes, diretor da empresa.

João explica que o trabalho de Petry é parte dessa cadeia: ele depende do que vem antes – a madeira proveniente da floresta manejada – e do que vem depois dele – o mercado responsável, preocupado com a origem do objeto que comercializa. “O valor gerado pela utilização consciente da floresta chega até o consumidor final”, conclui.

Entenda o manejo florestal sustentável

Manejo Florestal é uma das diversas técnicas de preservação do meio ambiente por meio da colheita de árvores mais velhas, deixando as mudas mais novas protegidas para a colheita futura. Essa técnica foi desenvolvida para administrar de forma organizada a extração de madeira e reduzir o impacto ambiental, assegurando a capacidade da floresta de se regenerar naturalmente e de manter sua biodiversidade.

Sobre Pedro Petry

Pedro Petry é pioneiro na pesquisa e na utilização de madeiras como matéria-prima de seus projetos. Troncos de espécies pouco conhecidas no mercado, sob o olhar investigativo do ecodesigner, são transformados em mesas, bancos e inúmeros objetos de decoração, com uma particularidade: nós e rachaduras, em vez de defeitos, são para Petry a maior riqueza de sua matéria-prima, pois oferecem exclusividade a cada peça. Nenhuma de suas criações se assemelha a qualquer outra.

Além de criatividade, seu trabalho se guia pelos princípios da sustentabilidade. Se tantas árvores já foram derrubadas, não há razão para aumentar a devastação. Por isso Petry procura dar forma justamente às madeiras que, descartadas por outros mercados, poderão enfeitar casas e escritórios com texturas, cores e aromas diferentes, sem desequilíbrio ecológico.

Sobre a Jari Florestal

A Jari Florestal tem como foco comercial a produção de madeira tropical serrada, beneficiada e certificada pelo FSC. Por meio de área de manejo própria e privada e de suas duas serrarias, garante perfeito controle da cadeia de custódia: do inventário ao cliente, garantindo a origem da madeira. Os investimentos constantes em tecnologia e produção, além de eficiente estrutura logística, que inclui um porto particular em Munguba (PA) transformaram a Jari Florestal em uma das principais empresas florestais brasileiras com selo verde.

Com sede na região do Vale do Jari, no Pará, tornou-se referência global pelo desenvolvimento do manejo florestal sustentável em 545 mil hectares da Amazônia, onde são aplicadas técnicas de baixo impacto, que permitem conciliar o uso da floresta com sua preservação.

Atuando em conjunto com a Fundação Jari, a Jari Florestal busca desenvolver novos modelos de negócios sustentáveis para a Amazônia, em projetos com as comunidades locais.

SERVIÇOS

www.pedropetry.com.br