Conceito

Concretizado por um consórcio multidisciplinar com visão holística e inovadora, o projeto CASA 88° desponta no mercado da construção civil brasileira para comprovar a viabilidade do desenvolvimento de negócios sustentáveis como uma resposta eficaz frente ao desafio atual de re-construção do nosso planeta.

Ao estabelecer premissas sustentáveis em todas as fases da CASA 88° – projeto no papel, escolha de materiais, obra, uso com indicadores de desempenho mensuráveis, manutenção e retorno dos materiais à natureza – a porta-voz e arquiteta urbanista Patricia O´Reilly, titular do escritório paulistano Atelier O´Reilly Architecture & Partners, em conjunto com as empresas consorciadas Gaia Construtora, MADO Janelas & Portas e Rewood Madeira Laminada, atenta para a importância de considerar a inovação tecnológica em sintonia com aspectos econômicos, ambientais, sociais e culturais para todo o ciclo de vida de um empreendimento.

Pioneira em arquitetura sustentável, a CASA 88° irá contribuir com a aplicação de estratégias para a melhora da eficiência acústica, energética e gestão dos recursos naturais durante a fase de uso dos espaços construídos, valorizando o conforto térmico e a qualidade de vida dos moradores. Será implantado um sistema de monitoramento de dados com indicadores mensuráveis para o desempenho tanto durante a obra quanto na etapa de uso dos espaços. Este sistema é da empresa Minipa e estará em funcionamento durante 1 ano, em todas as estações climáticas. O objetivo é gerar parâmetros e um histórico de resultados de aplicação de estratégias ativas e passivas que irão contribuir para o desenho de novos empreendimentos. Uma iniciativa que poderá estimular a expansão da construção civil sustentável pautada na efetiva redução dos impactos ao entorno e meio ambiente, sempre em sintonia com as necessidades humanas.